Odontologia Especializada em Endodontia em Vitória - ES

Dentre as especialidades do nosso consultório de odontologia especializada em Vitória – ES está a endodontia, responsável pelo tratamento de problemas relacionados com a parte central do dente, a polpa dentária.

A polpa dentária é um tecido mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Localizada no interior do dente, ela se estende na coroa dentária à ponta da raiz dentária (inserida dentro do osso da maxila ou mandíbula).

Quando a polpa sofre algum tipo de lesão, como necrose pulpar (fratura dentária) e cárie dentária profunda pode causar sérias complicações, como uma infecção dentro do dente, levando a necessidade de realizar o tratamento de canal.

O tratamento de canal nada mais é do que o tratamento da parte interna (polpa ou nervo) do dente. Ele consiste na remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal.

E caso o problema não seja tratado, uma coleção purulenta (pus) dentro do osso maxilar ou mandibular é formada, conhecido popularmente como abscesso.

Sinais e sintomas que deve procurar um endodontista

Dores de dente constantes: Quando falamos em dor, estamos falando daquela dor que costuma ser persistente e que ainda é capaz de ser potencializada principalmente ao ingerir alguns alimentos frios ou até mesmo alimentos quentes.

Dor no maxilar (superior) ou até mesmo na mandíbula: Entenda que essa dor simplesmente é o reflexo do que pode vir do seu dente inflamado e ainda ocasionar dores de cabeça e até mesmo de ouvido.

Ocorrência de traumas aparentes: quando os dentes sofrem algum tipo de trauma, tendem a ficarem escurecidos, porém, o que muitos não sabem é que pode estar com algum tipo de infecção.

Inchaços: os inchaços são muito comum e podem aparecer algumas bolhas de pus ou até mesmo de sangue ainda ao redor do seu dente inflamado.

Dificuldade na mastigação: isso costuma acontecer justamente por conta do inchaço que costuma ficar ao redor do seu dente.

Exposição do nervo: Isso ocorre justamente quando é causado por alguma fratura no seu dente.

Tipos de tratamentos na endodontia

Pulpotomia

A pulpotomia é uma técnica utilizada justamente quando a lesão de fato não chega a atingir a polpa radicular. Esse procedimento consiste ainda na remoção da polpa coronária, dessa forma acaba ainda preservando o tecido pulpar que de fato está presente nos canais.

Indicada para aqueles casos em que a inflamação de fato está restrita a uma pequena parte da polpa coronária. Além de ser utilizada quando a coroa ainda está relativamente íntegra ou até mesmo quando acaba apresentando as paredes mais resistentes e mais espessas.

A pulpotomia é recomendada em casos de traumatismo que ocorrem com exposição pulpar que pode ocorrer ainda durante a remoção de um tecido que está cariado.

Pulpectomia

A pulpectomia é conhecida popularmente como tratamento de canal, que consiste na retirada da polpa infeccionada. Geralmente, neste tipo de tratamento é necessário mais do que uma sessão.

A princípio, o cirurgião dentista realiza uma abertura que deve ser feita bem na parte de trás da coroa. Depois logo em seguida, começa então a remoção da polpa infeccionada e/ou inflamada desses canais, a fim de eliminar aqueles tecidos que são remanescentes das bactérias.

Logo em seguida, aplica-se uma restauração que tende a ser temporária, de modo que consiga proteger o dente até uma próxima visita. No término do tratamento, o profissional remove a restauração temporária e então acaba fazendo o preenchimento permanente dos seus canais juntamente com o material obturador.

Após todos os processos e todas as sessões ocorre então a restauração final do dente, que pode ser realizada com resina, metal ou até mesmo porcelana.

Tratamento expectante

O tratamento expectante tem como funcionalidade tentar evitar o tratamento de canal, tal técnica visa a remoção do tecido cariado, a fim de proteger o complexo da dentina-polpa, ocasionando o selamento provisório dessa cavidade.

Apesar da cárie não ser totalmente retirada, devido ao alto risco de exposição pulpar, o cirurgião dentista retira a maior quantidade possível de tecido que está cariado, por meio de brocas ou cureta de baixa rotação.

Por fim, é aplicado o cimento de hidróxido de cálcio bem na parede do fundo e então é feito o selamento com sua própria restauração.

Marque sua consulta!

Para saber qual o melhor tratamento na endodontia agende sua consulta pelos telefones: (27) 3084-7588 ou (27)99870-2633